sexta-feira, 11 de julho de 2008

Universo

O Universo
Considera o planeta Terra grande ?
Talvez... em relação a si sim, em relação a mim tambem, em relação a uma formiga... gigantesco, a nível molecular... quase infinito.
E em relação ao restante Universo?
Talvez não seja assim tão grande, senão vejamos. Se tentassemos representar o nosso sistema solar á escala real numa tira de papel, necessitariamos de um rolo tão grande que não teriamos meio de transporte suficientemente grande para o levar para parte alguma.
Considerando a Terra com o tamanho aproximado de uma ervilha, Júpiter estaria a uns 300 metros de distância da Terra, Plutão estaria a 2,5 Km e seria tão pequeno que necessitariamos de um microscópio para o ver.
Considerando a mesma escala, “Próxima de Centauro” a estrela mais próxima de nós, estaría a 16 mil km de distância. O Sistema Solar é um lugar mesmo muito grande, tão grande que a Terra não passa de uma molécula de água num vasto oceano.
Para termos uma ideia do tamanho do nosso Sistema Solar, imaginemos que vamos passear de nave espacial. Mesmo á velocidade da luz, cerca de 300 mil km pos segundo, levariamos 7 horas para chegar até Plutão. Ainda que Plutão seja o ultimo objecto que se representa nos mapas do nosso Sistema Solar, ele não termina por aí, Plutão está apenas a um quinquagésimo de milésimo ( 1/50 000) do percurso. Para atingir-mos a fronteira do Sistema Solar levariamos uns dez mil anos a lá chegar, teríamos ainda que atravessar a nuvem de Oort, vasto reino de Cometas à deriva.
Podemos tirar daí a ideia, a viagem de 386 mil Km até à lua já é de um esforço surpreendentemente grande para nós.
Com base nos conhecimentos de hoje em dia, e dentro daquilo que se pode imaginar, uma viagem ao limite do Sistema Solar, é simplesmente irrealizável, é demasiado longe para o ser Humano.
Considerando a Unidade Astronómica ou UA que representa a distância entre a Terra e o Sol, deduz-se que Plutão está a 50 000 UA do centro da nuvem de Oort, é de tal maneira longe, que a existência da dita nuvem é apenas hipotética, é provavel que lá esteja, mas não há provas científicas que o sustentem.
Ora bem, para lá da fronteira do Sistema Solar, existe um vazio enorme, para se ter uma pequena idéia, a distância entra a fronteira do Sistema Solar e estrela mais próxima a “Próxima de Centauro”, são apenas 4,3 anos luz, ou seja 100 milhões de vezessuperior à distância entre a Terra e a Lua, daí para a frente, o próximo objecto celeste conhecido é Sirius, a mais de 4,6 anos luz de viagem... em suma, será a Terra grande ?... o espaço, é muito mas muito maior, a distância média entre estrelas é de 30 milhões de milhões de Km. Isto dá-nos uma pequena idéia da insignificância que somos em relação ao Universo.
Paulo Carrasqueiro
TT 04/08
2008/07/11

Sem comentários:

Enviar um comentário