domingo, 13 de julho de 2008

Aquecimento global

AQUECIMENTO GLOBAL
O termo científico "aquecimento global" refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século e deve-se muito provavelmente a um avanço do efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases provocados pelo homem (incluindo, para além do aumento de gases estufa, outras alterações como, por exemplo, as devidas a um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição em geral).

Modelos climáticos referenciados pelo IPCC projectam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100. Apesar de que a maioria dos estudos tem seu foco no período até ao ano 2100, espera-se que o aquecimento e o aumento no nível do mar continuem por mais de um milénio, mesmo que os níveis de gases estufa se estabilizem. Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar e em padrões de precipitação, resultando em cheias e secas.
Podem também haver alterações nas frequências e intensidades de eventos de temperaturas extremas, apesar de ser difícil de relacionar epísódios específicos ao aquecimento global. Poderão também ocorrer alterações na disponibilidade agrícola, recuo glacial, caudal reduzido em rios durante o verão, extinção de espécies e aumento em vectores de doenças.
A maioria dos governos assinou e ratificou o Protocolo de Quito, que visa o combate à emissão de gases estufa, no entanto muito falta fazer para estabilizar este grave problema da humanidade.
Na minha opinião, todos nós podemos e devemos também dar uma ajuda na minimização deste problema: racionalizar o gasto de água e electricidade, andar a pé ou de bicicleta, reciclar os nossos detritos domésticos, evitar o uso de Sprays com CFCs, etc. Neste mundo de consumismo onde vivemos, teremos forçosamente de começar a pensar menos no que compramos e mais no mundo que queremos deixar às gerações futuras...
Fernanda Alves- Grupo TT05/08

Sem comentários:

Enviar um comentário