sábado, 12 de julho de 2008

QUEM TEM MEDO DO NUCLEAR?

Quem tem medo do Nuclear?

O Eurobarometro da Comissão Europeia, revela que apenas 23% dos Portugueses são a favor da produção de energia por centrais nucleares, um valor distante da média Europeia, de 44%.

Verifico que os Portugueses continuam a ser os mais cépticos relativamente à produção de energia nuclear. Qual “Velho do Restelo”, continuamos a acreditar em falsos dogmas que nos vão empurrando em definitivo para a cauda da Europa onde tal como tanto gostamos haveremos de ficar sós!

Pessoalmente sempre fui uma pessoa preocupada e informada sobre os temas ecológicos, tenho contudo que qualquer obra, qualquer infra-estrutura, qualquer via estruturante é sempre motivo de criticas e providencias cautelares por parte de grupos de “Ecologistas” que de Ecológicos têm muito pouco e que na sua maioria estão ligados a estruturas partidárias que teimam em fazer oposição da forma mais suja e anti-democrática possível.

Está provado que o custo/beneficio da nova geração de Geradores Nucleares é muito significativo e importante para qualquer orçamento nacional, dado que se obtém energia eléctrica de forma limpa e com muitos poucos danos ecológicos se comparar com a produção de energia através do petróleo e das centrais de carvão tão usadas em Portugal.

Facto é que produzindo energia nuclear, Portugal e os Portugueses beneficiariam de electricidade a preços reduzidos o que seria muito importante para aumentar a produtividade e rentabilidade das nossas empresas e reduzir as despesas de energia das nossas casas. Portugal passaria de comprador a país vendedor de energia, com isso poderíamos reduzir significativamente a dependência do petróleo, ficando muito menos expostos a crises como a que actualmente atravessamos.

Tenho plena convicção que com energia nuclear, com um maior aproveitamento e investimento em energias alternativas (sol, vento e marés), e com uma politica de reciclagem dos lixos domésticos e industriais bem orientada, Portugal pela sua dimensão e características geográficas, seria um País muito mais limpo e gerador de muito mais riqueza.

FRANCISCO DIAS TT05/08
DATA: 12/07/08

1 comentário:

  1. Eu concordo com o Francisco Dias, mas tenho alguns receios, não sobre as vantagens apresentadas, mas sobre o que fazer aos residuos nucleares.
    Penso que essa é a principal preocupação pois estes residuos que mantém a radioactividade durante centenas de anos estão a ser armazenados.
    Segundo somos informados o armazenamento destes produtos é feitos em segurança e respeitando todas as normas existentes, mas através da comunicação social surgem noticias de estudos a dizerem exactamente o contrário, residuos deste tipo a serem comercializados no mercado negro, etc...
    Em que é que acreditamos?
    Só posso chegar á conclusão de que estamos á mercê dos poderosos e dos seus interesses.
    Pode ser que um dia nós saibamos a verdade, mas acho que este era um comboio que Portugal não devia perder.

    ResponderEliminar