terça-feira, 15 de julho de 2008

Ser idoso em Portugal

SER IDOSO EM PORTUGAL


Na nossa sociedade e ao contrário de muitas outras em que a idade significa sabedoria, em Portugal apenas se é “velho”. Nunca assistimos, como agora, a tamanho desrespeito pela pessoa idosa. Principalmente os mais jovens, a quem os pais e educadores não ensinaram a ter respeito pelos mais velhos: ceder o lugar no autocarro, dar passagem em vez de empurrar, ajudar a carregar pesos, são acções que já pouco se vêm

Como nem tudo é mau, têm sido tomadas medidas pelos sucessivos governos muito vantajosas para os idosos como a assistência social ao domicilio no fornecimento de comida, limpezas e cuidados básicos de higiene a quem já não o pode fazer sozinho e que têm contribuído para que o idoso possa permanecer na sua casa sem sobrecarregar a família ou recorrer a lares de terceira idade.

Contudo, muito há ainda a ser feito, começando pelos valores ridículos de certas pensões de sobrevivência que mal chegam para a alimentação. Como poderão estes idosos fazer face a despesas com medicamentos, renda de casa e outras despesas domésticas?

Na área da saúde não deveria o governo dar uma maior comparticipação para óculos, estomatologia e consultas, dado que as actuais são tão insignificantes que nem merecem referência?

Por outro lado se um idoso estiver acamado e tiver de recorrer a um lar de terceira idade, só os mais abonados o conseguirão, pois as mensalidades são tão exorbitantes, que dificilmente serão comportáveis para a maioria das famílias.

Com este agradável panorama, o melhor mesmo é não chegar a “velho”…

Fernanda Alves - Grupo TT 05/08

Sem comentários:

Enviar um comentário