quarta-feira, 16 de julho de 2008

O luxo de ter um automóvel próprio...

Os nossos políticos querem convencer-nos a usar os transportes públicos, sendo vulgar ouvirmos dizer que deslocarmo-nos, no dia-a-dia, em automóvel próprio é um luxo...
Se analisarmos, com cuidado, estas afirmações, torna-se obvio que se devem referir às cidades de Lisboa e Porto. Pois, qualquer cidadão português residente em qualquer outro ponto do país só pode rir (ou chorar) perante tais afirmações.
Morando em locais como a zona onde habito (Vila da Lourinhã), muito embora pertença ao distrito de Lisboa e se situe a umas dezenas de Kms de da capital, o que se verifica é que os transportes públicos são deficientes. Circulam autocarros de hora a hora ou, em localidades pequenas apenas nos meses em que decorre o ano lectivo circulam mais autocarros, porque fora desse período apenas de manhã e ao fim do dia existem transportes para as populações se deslocarem. Para além do problema dos horários, o acesso a alguns pontos do concelho é feito em autocarros velhos e sedentos de gasóleo (e todos sabemos que está caro) largando atrás de si uma nuvem de fumo negro. Circulam muitas vezes vazias e a velocidades baixas.

O preço por viagem dos autocarros assemelha-se ao gasto com a gasolina no transporte privado (no caso de apenas viajar nele o próprio condutor, porque se forem mais passageiros fica mais económico mesmo contando com o parqueamento), mas com horários no mínimo inconvenientes.
Se pretendermos deslocar-nos à capital, de novo os autocarros são de hora em hora, ou ainda com espaçamento de tempo maior. O custo no mínimo é de 7€. Um automóvel normal, faz a mesma viagem com 8€ de combustível, na pior das hipóteses. Sendo assim desde que nele viagem duas ou mais pessoas já compensa. O tempo da viagem circulando por estrada nacional para evitar o custo da portagem é equivalente e no caso de mais de duas pessoas fica mais económico.
Nesta óptica, o luxo são os transportes públicos!
Quanto ao preço dos combustíveis, até me causa arrepios... principalmente sabendo que o preço do petróleo é indexado ao dólar que está cada vez mais baixo em relação ao euro... 110 dólares são hoje menos (em euros) que os 70 ou 80 de à uns anos. No entanto os combustíveis não param de subir... Terá algo a ver com a liberalização do preço dos mesmo que aconteceu no nosso país à uns anos com o argumento de que isso faria baixar esse mesmo preço?

Começo a pensar que o verdadeiro luxo é ser português!
Mas não se preocupem! Os nossos dirigentes continuam optimistas! (eu é que não...)

Grupo TT05 / 08 Paulo Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário