domingo, 25 de abril de 2010

A INTERNET E AS REDES SOCIAIS

A internet criada na década de 60 trouxe com ela inúmeras facilidades que auxiliam as pessoas na redução do tempo gasto com transporte e busca de produtos e serviços e, inclusive, na economia que alguns serviços por internet geram.
As novas aplicações e os empregos que a expansão dessas tecnologias gera, também são aspectos positivos desse crescimento em larga escala.
Com esta abertura, é possível ter acesso a vários ambientes diferentes e com inúmeras pessoas, dividindo experiências e interligando culturas.
Nessa rede de informações as oportunidades são imensas e vêm em forma de aplicações que facilitam as actividades diárias. Essas aplicações são bastante variadas, atingem várias áreas e têm diferentes finalidades. Os serviços oferecidos são numerosos e convenientes para cada tipo de necessidade.

Outra facilidade que a internet oferece é a possibilidade de comprar bilhetes para teatro, cinema e concertos através da rede mundial, evitando, com isso, filas e perda de tempo. Tudo é feito apenas com um clique!
É possível também comprar passagens aéreas pela internet, facilitando a preparação de viagens de uma forma prática e segura. Basta aceder ao site das companhias aéreas, pesquisar os voos, seleccionar o destino, a data e o horário, assim como a forma de pagamento.

Na área educacional a internet é uma ferramenta de grande auxílio na aquisição de conhecimentos. Os blogs de profissionais, de pesquisa e os sites das escolas possibilitam uma grande interacção ensino-aprendizagem, entre o aluno e professor e ainda entre família e escola.
Outra facilidade extremamente popular é a comunicação entre pessoas por meio de chats programas de conversação, permitindo que haja interacção com pessoas ao redor do mundo por meio de palavras digitadas usando o teclado do computador ou faladas através do uso de uma webcam, em que, inclusive, se pode ver a pessoa.
O Google é o maior motor de pesquisa do mundo, sendo que muitos dos utilizadores da Internet iniciam a sua navegação precisamente a partir deste gigantesco motor de pesquisa.
O Google é de tal forma dominador na sua área de actuação que já deu origem a expressões como: “Se não está no Google então é porque não existe”, e o verbo “googlar” já faz parte do vocabulário dos utilizadores mais frequentes.
A forma mais rápida de encontrar aquilo que procura no Google é ser o mais objectivo possível. O Google faz a procura com base nas palavras que se digita, ou seja, faz um “scanning” na Web identificando ocorrências do conjunto de palavras que se escreveu e apresenta os resultados mais relevantes nas primeiras posições.

Por exemplo: se se procura uma loja online para comprar rosas vermelhas deve digitar algo do género “loja online rosas vermelhas” em vez de escrever simplesmente “rosas”. Se escrever apenas “rosas” o Google irá apresentar um número muito superior de resultados, e os resultados serão muito mais abrangentes - aparecerão todo o tipo de informações sobre rosas de todas as cores - ao passo que se escrever “loja online rosas vermelhas” irão aparecer apenas resultados sobre lojas de rosas vermelhas.
No Google também é possível pesquisar apenas por imagens, vídeos, notícias, mapas, livros,etc.

Estas opções encontram-se na barra superior da página do lado esquerdo. Por exemplo, se quiser procurar apenas por imagens deve clicar no separador “imagens”. Irá reparar que no botão de pesquisa aparece agora “Procurar imagens” em vez de “Pesquisa do Google”. De seguida, apenas tem que digitar as palavras-chave na caixa de pesquisa e clicar no botão “Procurar imagens”. O Google irá apresentar apenas resultados relativos a imagens. Para procurar vídeos, notícias ou outros, o procedimento é semelhante.
Cada vez existem mais jovens a navegar na Internet e o contacto com a internet inicia-se cada vez mais cedo na vida dos jovens.
Existem milhares de jovens (muitas vezes com idades inferiores a 10 ou 11 anos) que se expõem diariamente na Internet sem quaisquer cuidados. Mais grave ainda, em muitos casos expõem também a privacidade de familiares, amigos e conhecidos e muitos deles chegam mesmo a revelar dados como a sua morada verdadeira ou a escola que frequentam.
As redes sociais como o hi5, facebook ou twitter (só para citar algumas) merecem cada vez mais a preferência dos jovens. Este tipo de sites permitem aos jovens marcar a sua presença na internet criando a sua própria página de perfil. É possível adicionar fotos, partilhar dados, adicionar amigos e é no meio de tudo isto que muitas vezes estão os perigos. Ao exporem-se demasiado e ao tornarem públicas as suas fotos e os seus dados pessoais verdadeiros correm o risco de serem assediados por desconhecidos e em casos extremos isso pode conduzir a encontros na vida real que acabam em roubos, raptos, violações, entre outro tipo de crimes.

Sem qualquer dúvida vivemos na “era da internet”. Para alguns, diga-se de passagem, acreditam que esta “era” é um “mal do século” porque os adolescentes cada vez lêem menos, importando-se pouquíssimos com livros.
Continuo a acreditar no poder da leitura, com um bom livro na mão, porém, também não podemos deixar de achar que a internet veio “mesmo a calhar”; muito mais do que isso, veio modificar uma geração. Essa sim, marcou um século pois hoje não poderíamos imaginar a nossa vida sem o Google, blog, sites de notícias e de compras.
Dizer que uma geração foi mais culta ou maior apreciador de literatura, ou mesmo que teve mais bom gosto para livros ou músicas, é um completo disparate, pois cada um de nós possui a sua marca na história, as suas características, assim como, cada um contribuiu para a evolução e/ou decadência da nossa humanidade.


Maria do Rosário Fontes
TM04/10

Sem comentários:

Enviar um comentário