sábado, 2 de agosto de 2008

Informações
sobre a nossa terra



Resíduo na localidade de Almargem, pertencente à Freguesia de Santo Quintino, no concelho de Sobral de Monte Agraço, há trinta e oito anos e sempre gostei de viver neste concelho.
A nível de desenvolvimento do meu concelho, durante estes anos todos, aquilo que foi feito foram obras importantes, mas nem sempre isso acontece. Contudo, nestes últimos anos, a nossa autarquia tem concretizado vários projectos.
Começando pela Galeria Municipal. Aqui realiza-se, muitas vezes no ano, exposições de escultura e pintura. Eu gostei imenso ter visitado a exposição de pintura que tinha o nome de “Inspirações” foi fantástica, os quadros transmitiam cores vivas com muita harmonia e luz.
Na área do desporto, foi feita a Piscina Municipal. Aqui praticam-se várias modalidades e também se tem apostado na área da competição. Para além disso, a Câmara Municipal tem proporcionado aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico a prática da natação, garantido ainda o transporte até às piscinas. É a autarquia que suporta todas estas despesas.
Como gosto muito de MotoCross, todos os anos assisto ao Campeonato Nacional de MX1 e MX2, que se realiza no domingo de Páscoa, na localidade de Casais de Santo Quintino.
Há vários anos que se realiza o passeio pedestre. Este ano teve a participação de 400 pessoas (incluindo eu), que percorreram 12Km. Neste evento tivemos o apoio total da Junta de Freguesia.
A Câmara Municipal mais uma vez está envolvida, numa nova infra-estrutura, que será o arrelvamento sintético do Campo Municipal de Jogos, que trará melhores condições para a prática desportiva, sobretudo para os mais jovens. Este projecto tem um valor muito elevado. Vamos esperar para ver o seu desenvolvimento.
A meu ver um dos espaços mais vantajosos é a biblioteca, em qualquer uma das suas secções. Aqui, adultos e crianças podem consultar livros, jornais, DVD, CD, internet, etc., como também fazer a sua requisição domiciliária. Têm sessões de poesia e teatro para as escolas do concelho, como actividades de promoção da leitura. Aqui se inclui actividades como: a feira do livro, encontros com escritores, …
Ao nível da educação, que eu tenha conhecimento, a Câmara concedeu bolsas de estudo. Estabeleceu, ainda, protocolos para estagiários, concursos de pintura e comemorou o dia da criança em grande.
No jardim-de-infância de Almargem houve obras para as crianças terem as refeições diárias no próprio Jardim, tal como está previsto na legislação.
No que diz respeito às actividades extra-curriculares, é o Município que assegura as aulas de Natação, Ciência viva e Música, e a contratação dos respectivos professores. Na minha opinião, no primeiro ano, houve alguns problemas com a adaptação a certas regras, mas este ano que terminou foi óptimo.
Foi através do livro de informação municipal que nos chegou a notícia de que se realizou, em Março, a 9ª Reunião Plenária da Comissão Mista de coordenação do plano de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT).
A ordem de trabalhos era sobre as linhas estratégicas de desenvolvimento, de organização e de gestão do Território das sub-regiões do Oeste, os seus investimos a realizar e elaboração dos planos especiais e municipais de ordenamento do território do plano Regional de Ordenamento do Território que se irá definir para a região Oeste e Vale do Tejo,
As obras executadas pela Município são várias: beneficiação de várias estradas nacionais como a 248 e 248-2; estrada municipal de Cabêda que levou um novo pavimento, houve um reforço de abastecimento de água para certas localidades por uma nova conduta; iluminação pública junto ao parque de estacionamento da escola básica integrada 1,2 e na zona do casal Miranda; obra de recuperação do moinho de vento do Sobral. Penso que foi um bom investimento que o município fez. É um património para ser preservado e visitado e mostrar a importância que os moinhos tiveram no passado a nível económico, social e cultural.
Desde de 2004, que o Município aprovou o regulamento de resíduos sólidos urbanos, com a finalidade de proteger o meio ambiente, dar qualidade de vida às populações. O aterro sanitário encontra-se concluído e a funcionar já algum tempo, a Câmara investiu numa viatura nova que suporta 19 toneladas de resíduos, para melhorar a prestação dos serviços.
O município assinou um protocolo com uma empresa, para o abate de veículo em fim de vida, abandonados pelos seus proprietários, no Concelho e suas Freguesias, assim o seu tratamento e reciclagem respeitam todas as normas legais
Na questão da saúde, as freguesias do concelho empenharam-se junto das populações locais, na recolha de assinaturas para entregar na Assembleia da República. Esta recolha teve a participação de 5.600 utentes e foi entregue, no dia 13 de Março de 2008, pela comissão de utentes e pelos autarcas das freguesias. Espero que a resposta seja positiva, entretanto o posto de saúde de Sapataria já reabriu nas novas instalações.
Como cidadã e utente deste concelho, a minha opinião; a Câmara tem feito muitas melhorias no concelho, tenta se informar entre as populações para saber as suas necessidades, já sabemos que não pode agradar a todos. Tal como diz o ditado popular: “Não podemos agradar a gregos e a troianos”. Temos pena!

Isabel Francisco T.T.05/08
25/07/2008

Sem comentários:

Enviar um comentário