sábado, 6 de setembro de 2008

Os benefícios que o pão nos pode dar



Apesar de se dizer que o pão engorda, a verdade é que engorda é o que se junta ao pão, nomeadamente a manteiga, o doce ou o queijo devendo por isso preferir-se os legumes e os vegetais, tais como a alface e o tomate, ou os queijos brancos e as manteigas light.
Deve sublinhar-se que o pão é um alimento essencial numa alimentação equilibrada, visto que é rico em proteínas e hidratos de carbono, uma excelente fonte de energia para o organismo e, por ser de lenta absorção, permite saciar a fome e manter os índices de açúcar do sangue regulares por várias horas.
O pão é também rico em cálcio, essencial para a saúde dos ossos e dos dentes, bem como em fibras, ferro, vitaminas e minerais. Assim, este alimento traz inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que os elementos que o compõem actuam na pressão arterial, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e regulam o índice de glicemia do sangue.
O pão tem uma percentagem reduzida de gordura e, no caso do pão integral ou de mistura, tem uma maior quantidade de fibras, fundamentais para facilitar a digestão e combater a obstipação.


06/09/2008
Isabel Francisco T.T. 05/08

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pois é cara amiga,o pão traz benificios á nossa saúde se for ingerido em pequenas quantidades,porque o sal e o fermento são projudiciais á saude... como todos os alimentos,o pão se comido em excesso também nos causa problemas de saude!!!
    Recentemente fiz uma dieta de livre e espontanea vontade! Onde passei de 95kg para 80kg, e um dos pontos eram os hidratos de carbono.
    Eu podia comer de todos os tipos mas nunca os podia misturar na mesma refeição... Como estamos a falar de pão, a dose aconselhada eram de 40gr a 50gr diárias...

    Miguel Jorge grupo TT 06\08

    ResponderEliminar