sábado, 21 de junho de 2008

Portugal

Referente à mensagem do Ângelo sobre que "os portugueses desvalorizam o seu país ou atribui-lhe adjectivos pouco positivos, pois existem alguns problemas de ordem social que desagradam a muitos. No entanto Portugal tem também aspectos positivos", tenho a dizer o seguinte:
Eu não nasci em Portugal, nasci e vivi na Alemanha, durante 20 anos e estou em Portugal desde 1999. Sempre conheci Portugal pelo lado únicamente positivo, passava cá as minhas férias de verão e era sempre espectacular (como tantos outros emigrantes). As pessoas (sem ser os meus familiares), eram muito simpáticas, abertas, hospitaleiras, modestas! Desde 2000 vejo Portugal com outros olhos. Vejo um povo descontente, preocupado, resumindo infeliz. Eu realmente compreendo essa tal desvalorização do povo, que o Ângelo menciona. É preciso realmente melhorar a saúde, o ensino, a justiça, a produtividade das empresas, a segurança social, o controlo dos corruptos e os factores de desigualdades que empobrecem este país! O povo português carece do estímulo à auto-estima. Por outro lado sinto que os portugueses são uma sociedade acomodada, conformista e preconceituosa. São necessárias algumas apostas e gostava que o governo fosse diferente dos outros anteriores e finalmente as cumprisse. Penso que está em marcha um processo de modernização das estruturas sócio-económicas, que exige de todos nós uma capacidade de resposta. Considero-me uma pessoa positiva e já enfrento este desafio há algum tempo, como tantos outros portugueses. Espero realmente que estes sacrifícios todos, resultem numa mudança para melhor... um futuro com mais solidariedade, mais progresso, segurança e justiça para Portugal!

Eu acerdito e recuso-me de baixar os braços! Eu posso fazer a diferença e TU também!! Só quero acrescentar: FORÇA PORTUGAL!!!

Sílvia Gomes TT06/08

1 comentário:

  1. Ola.
    tens toda razão ainda somos muito cinzentos de espirito.
    temos ums classe politica que consegue travar o esforço de uma nação

    Mário Lima

    ResponderEliminar