sexta-feira, 8 de maio de 2009

Falemos de Segurança no Trabalho

Bom dia

Ainda há dias celebramos o Dia da Prevenção e Segurança, com um interessante e proficuo seminário na Lourinhã.
Mas quando menos se espera o acidente espreita e acontece, ontem na localidade de Casal da Várzea , freguesia de Moita dos Ferreiros, um trabalhador agrícola ficou esmagado debaixo da máquina em que laborava no amanho do seu pomar.
Quais as causas que provocaram este acidente e esta fatalidade ?
Claro que o povo português até alvitrou mil e uma hipótese, mais quantas opiniões foram logo ali formoladas, mas a unica maneira de saber como aconteceu, se desvaneceu e perdeu a vida debaixo do tractor.
Uma familia ficou desfeita, uma casa sem alegria.
A vida continua eu sei mas como se consegue combater o flagelo da sinistralidade com máquinas agrícolas.........
Este trabalhador deve de ter estado horas sem vida debaixo da máquina, pois segundo relatos de testemunhas , quando foi detectado o acidente já ele estaria sem vida, mas nem por isso se deixaram de actuar os meios de socorro, só que infelizmente sem sucesso.
E aqui a psicologia dos Soldados da Paz imperou, foram feitos todos os esforços para devolver a vida, mas se tornou infundada essa intenção, realmente só temos uma vida.
Foi doloroso olhar aquele corpo ali coberto pelo lençol verde, as filhas a tentarem-se consolar, mas foram algumas horas que esteve ali exposto aos olhares, as autoridades bem tentavam retirar as pessoas da área de segurança, mas a dor a tristeza e a revolta imperava nos familiares e amigos.
Porque esteve este homem tantas horas ali em exposição pública?
Bem doutora Ana Jorge dignissima Ministra da Saúde e acima de tudo Lourinhanense, a doutora Delegada de Saúde contactada ás 19h mandou que a fossem buscar as 21h15 a S.Cruz, deve de ser ai a sua residência, sei que a delegada de saúde abarca uma área significativa de concelhos, mas era uma situação de dor de angústia e revolta, não sei até como conseguiu o militar da GNR destacado para a guarda ao corpo segurar e manter afastados tantos mirones, mas enfim imperou o bom senso.
Será que o Ministério da Saúde tem de rever a implantação de mais médicos com delegados de saúde, para que o mesmo nao tenha tanta área de intervenção.
Fica a pergunta, aguardo comentários , só assim se poderá mudar o estado do País.

Jose Luis Pinto
TL 02/09

1 comentário:

  1. Ora cá estou eu para dizer que já passou algum tempo e que os trabalhos já devem estar todos prontos não é colegas? O meu já está.Desejo as maiores felicidades aos meu colegas e que corra tudo bem...

    Carla Cruz TL 027/09

    ResponderEliminar