quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cultura Nacional

Caros colegas, gostaria de partilhar um pensamento/ opinião que tenho colocado no meu blog pessoal em relação a cultura nacional.
Tantos bons escritores Portugueses!! Vejo que este meu pequeno.. mas grande país tem boa leitura, bons artistas, bons músicos, intelectuais e tudo mais.
Lembro-me que há uns anos atrás não encontrava quase nada acessível para ler em relação à arte feita em Portugal, só se falava do exterior.
Enquanto nós, cá fazia-mos tudo (à nossa maneira) mas, fazíamos! Hoje consigo passar horas a ver o que outros mandam cá para fora. Na net.. então.. nem se fala.. Este mês dei por mim a comprar 3 magazines nacionais de arte.. numa loja pequena.... isto numa pequena vila.. a Lourinhã.
E fico a pensar.. será que esta informação/ conhecimento, tivesse-me ajudado ainda mais no passado, para me encorajar a seguir as artes plásticas?! Será?? se eu visse que temos tudo isto e que "isto" tem visibilidade iria me empurrar..encorajar??

A escrita para mim sempre foi o "principio" de um desenho de uma tela. Mesmo não escrevendo bem, sem jeito para a escrita..Antes de pintar tinha sempre uma "história" para contar. Sendo essa uma vivência pessoal ou não!

Lembro-me de fazer uma exposição que ganhei coragem e coloquei ao lado da tela o seu respectivo rascunho (ou seja..um texto ou poema, verso, frase..etc..) na altura tive muitas criticas.
Uns diziam que o quadro por si tinha que dizer tudo, que não era necessário colocar as palavras ao lado, que isso estaria a limitar a imaginação/ interpretação do espectador versos tela.
Outros disseram que era uma nova maneira de apresentar os quadros e que gostavam de ver as duas componentes.
.... E eu, simplesmente, como sempre pintei algo muito meu, mas que queria partilhar com os outros, não me importava se a mensagem ficava muito clara ou não. Pelo contrário, assim as pessoas podiam sentir um pouco... mais de mim, podiam ver pelos meus olhos.

O mais giro, é que de certa forma tudo isso já tinha sido feito por vários artistas e vários artistas também começavam por as palavras/ histórias. O Sr. Cruzeiro de Seixas o fez, um surrealista Português de excelente criatividade.

Dizem que o Surrealismo acabou, eu acho que não, acho que mais do que pensam existe muitos pintores que tem o conceito "surrealista" mas que depois é classificado como outra coisa qualquer. .

Eu adoro essa vertente mística, podem me chamar de "antiquada" e retrograda por não estar a criar algo de novo.. etc.. etc... mas..

porque para mim, nada disso me importa quando se faz o que se gosta.

Sem comentários:

Enviar um comentário