quinta-feira, 30 de abril de 2009

ORGULHO e DIFERENÇA

Sou portuguesa e orgulho-me disso:
- gosto do som e da alegria transmitida pela nossa musicalidade folclórica, dos beirais de telha portuguesa, do frio rigoroso do nosso Inverno transmontano,do calor das lareiras, dos serões e convívios familiares, das paisagens das vinhas do Douro , das nossas amendoeiras e cerejeiras em flor, da nossa pera rocha ,e da nossa arquitetura manuelina, das nossa azenhas, dos nossos moínhos, dos nossos solares de traça tão singular,e dos casebres de aldeia (pena não serem recuperados para turismo rural ou de habitação a promover no estrangeiro), gosto ainda da nossa Historia, dos nossos feitos como povo,da nossa bravura, da nossa hospitalidade e vontade de agradar,da luminusidade do nosso sol, ....
- Sou baixinha, gordinha,alegre, como mulher tipicamente portuguesa,gosto da natureza em estado selvagem (sem intervenção humana ou q.b. para não estragar)...gosto do que sou e não pretendo ser igual aos demais.
Há anos atrás tomei conhecimento duma nova fobia chamada "globalização".Como curiosa que sou, quis saber o que era: li artigos, estive atenta aos comentários e reportagens audio e audiovisuais,enfim, quis recolher o máximo de informação então disponível para poder cimentar conhecimentos e formar a minha própria opinião sobre o assunto.
Lembro-me que na altura, assustei-me ao pensar que, agora todas temos de ter medidas certinhas, casas iguaisinhas,consumismo igualzinho, acesso ao crédito igualsinho, problemas e soluções iguaisinhas, manias iguaisinhas, economia igualsinha,sonhos e aspirações iguaisinhas,.. para não me tornar enfadonha e repetitiva: tudo seria visto dum modo tranversal e muito abrangente ,onde o diferente seria coisa má e "aquilo" não me suou bem: desconfiei.
Com que debati e tenho debatido o assunto, poucos achei que concordasem comigo. Mas afinal e pelo menos,sob ponto de vista económico,( tendo em atenção os acontecimentos e a crise instalada e aceite ), já estou a ter mais adptos.E logo pelas piores razões: desempregados, falidos,endividados, sem alternativas e opiniões diferentes.
Mesmo entre os mais "sábios" e "iluminados" da nossa aldeia globalizadora chamada TERRA, há já quem defenda, afinal que o DIFERENTE talvez seja a solução.


grupo tl 01/09 Maria Jesus Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário