domingo, 1 de novembro de 2009

PRÉMIO NOBEL DA PAZ - DIREITOS HUMANOS - GUERRA NO MÉDIO ORIENTE

Em 9 de Outubro, em Oslo, na Noruega foi anunciado o vencedor do Nobel da Paz de 2009, o Presidente dos EUA, Barack Obama. O prémio será entregue no dia 10 de Dezembro de 2009 e foi concedido ao líder americano por seus esforços pelo desarmamento nuclear e a retomada do processo de Paz no Médio Oriente.
Mas, será que, só a palavra e a boa vontade, do Presidente dos EUA bastou para esconder, o que realmente se passa no Mundo?
Ao pensar, que a União Europeia se comprometeu, em cooperação com a Organização das Nações Unidas, promover o respeito universal e efectivo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e, até então, pouco conseguiram fazer em relação à Guerra instaurada no Médio Oriente.
O Afeganistão, que desde o final dos anos 70, vem sofrendo uma guerra civil contínua e brutal, que incluiu intervenções estrangeiras como a invasão soviética de 1979 e a recente acção chefiada pelos EUA que derrubou o regime dos talibãs.
No final de 2001, o Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou a criação de uma Força Internacional de assistência e Segurança - ISAF, composta por tropas da OTAN que apoiam os esforços do governo do presidente Hamid Karzai para estabelecer o império da lei e para recontruir as infra-estruturas do país. Em 2005, o Afeganistão assinou com os EUA um acordo de parceria estratégica que prevê uma relação de longo prazo entre as duas partes. Vários milhões de dólares foram recebidos da comunidade internacional para investimentos na recostrução do país.A instabilidade política e militar, e uma severa seca a juntar-se às dificuldades da nação entre 1998 e 2001. A maior parte da população continua a ter alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde insuficientes, e estes problemas são agravados pelas operações militares e pela incerteza política.
Desde Junho, o exército do Paquistão luta contra os talibãs, quando o governador da província paquistanesa da fronteira noroeste anunciou uma ofensiva no Waziritão do Sul. O governo paquistanês vem sendo pressionado pelos Estados Unidos da América para combater os militantes, o exército paquistanês vem atacando postos da Al-Qaeda e de militantes talibãs próximo da fronteira com o Afeganistão.
Os conflitos actuais, no afeganistão e Iraque deram margem para que se criasse novamente uma guerra entre o Mundo Ocidental e o Mundo Oriental.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou a prorrogação do mandato da força liderada pela OTAN no Afeganistão, além de pedir reforços aos países membros. E a União Europeia votou a resolução 1890 que "decide estender a autorização da ISAF, por um período de 12 meses, a partir do dia 13 de Outubro de 2009", data que expirou o mandato.
A violência tem vindo a aumentar, militares e crianças morrem em ofensiva militar no Afeganistão. As mulheres afegãs não querem engravidar, devido aos nascimentos verificados nos últimos anos, crianças com deformações físicas e psicológicas, criando sofrimento a elas e às mães.
Comparo este caso, com os resultados dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, cientistas estudaram os sobreviventes para compreender os efeitos de curto e longo prazo das explosões nucleares sobre a saúde humana. Descobriram, que a radiação e a precipitação radioactiva afectaram as células responsáveis pela formação do cabelo, intestino, medula óssea, órgãos de reprodução. Provocando náuseas, vómitos, diarreia, cataratas, perda de cabelo e perda de células sanguíneas. Estes problemas frequentemente aumentam o risco de ocorrência de doenças: leucemia, câncer, infertilidade e deficiências congénitas.
O actual presidente do afeganistão, Hamid Karzai foi escolhido pelo governo dos EUA para dirigir um governo provisório, após a queda dos talibãs.
Em 20 de Agosto de 2009, houve eleições, os resultados do primeiro turno davam a Karzai 54,6% dos votos, mas a comissão que investigou as denúncias de fraude, com o apoio da ONU, reduziu sua vitória para 49,67%, menos de quatro décimos abaixo dos 50% que teriam evitado um segundo turno. A Comissão Independente Eleitoral - IEC informou que haverá um segundo turno no dia 7 de Novembro. Karzai aceitou a decisão!
À esperança, que a votação ocorra na data prevista de forma organizada e com alta participação, e que os resultados reflictam a vontade popular, de que o Afeganistão alcance no segundo turno das eleições presidenciais, um Chefe de Estado, legitimo e capaz de impulsionar a solução dos vários problemas que o país enfrenta.
Acredito, que podemos caminhar em direcção, a um mundo no qual todos os ideais destituídos de preconceitos sejam respeitados. Se, cada um fizer a sua parte , em nome do respeito mútuo, um outro mundo será possível!
Ao Presidente dos EUA, que já ganhou o Prémio Nobel da Paz, resta concretizar o compromisso de acabar com a GUERRA!
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade".
(Declaração Universal dos Direitos do Homem, Artigo n.º 1)
Grupo TT 04/09
Alexandra Lopes